POLIURETANO (PU)
O Poliuretano pertence a um grupo de plásticos que aliam características de elastômero com possibilidade de transformação, devido à grande variação de durezas possíveis de se estabelecer na sua formulação. Possui alta resistência à tração e compressão e é ideal na produção de peças que exijam grande durabilidade. Pode ser utilizado tanto em serviços de repuxo, como prensa chapa, onde é necessário um curso maior, com ciclo de operação mais lento, quanto em serviços onde seja necessário um curso menor, com ciclo de operação mais rápido. Por isso, existe uma variação quanto a determinação do espaço para alojamento das molas, que deve ser entre 20 e 30% maior que o diâmetro externo da mola, a fim de permitir seu abaulamento.
CARACTERÍSTICAS
Resistência à abrasão - uma das maiores qualidades do Poliuretano, elevada resistência à tração, elevada resistência à propagação de rasgos, boa elasticidade ao choque, boa flexibilidade a baixas temperaturas, boa resistência às intempéries e Ozônio, grande capacidade de suportar cargas, boa resistência à hidrólise, possui boa resistência dielétrica (mas não é recomendado como material isolante).
APLICAÇÃO
Molas de amortecimento, revestimento de rodas e roletes, revestimento de cilindros, revestimento de câmaras de jateamento, batentes, cepos de corte para balancins, cepos para sacolas plásticas, molas para prensas, buchas para veículos “fora de estrada”, raspadores e outras.


PROPRIEDADES MECÂNICAS

RESISTENCIA QUÍMICA DO POLIURETANO
Com base em ensaios de laboratório, seguem abaixo alguns produtos aos quais o POLIURETANO apresenta resistência química:
-
Acetato de Etila
-
Acetona
-
Ácido Acético
-
Ácido Clorídrico
-
Ácido Esteárico
-
Ácido Nítrico
-
Ácido Oleico
-
Ácido Sulfúrico
-
Água, Álcool Metílico
-
Amônia Anidra
-
Benzeno
-
Bisulfeto de Carbono
-
Butano
-
Cloreto de Metileno
-
Gasolina
-
Hidrogênio
-
Mercúrio
-
Nafta
-
Nitrobenzeno
-
Óleo Combustível
-
Óleo de Linhaça
