LATÃO

O QUE É O LATÃO?
O latão é uma mistura entre Cobre (Cu) e Zinco (Zn), extremamente ideal para a utilização em peças, componentes e demais outros equipamentos. Ele se destaca dos demais tipos de metais por apresentar características como:
-
Brilho – O metal latão é uma liga metálica que apresenta um brilho intenso, de cor dourada;
-
Maleabilidade – O latão é muito maleável e essa propriedade torna o material adequado para que sejam feitas chapas e lâminas de latão;
-
Ductilidade – O latão pode ser reduzido a fios;
-
Condutibilidade – O latão é um ótimo condutor de energia elétrica e de calor.
Esses são alguns dos aspectos a serem comparados entre os metais convencionais e o latão. A comparação entre elas mostram que a mescla entre Cobre e Zinco se mostra muito mais vantajosa. Uma outra vantagem que o latão oferece é a sua alta resistência mecânica e à corrosão. Essas são algumas características que o torna totalmente diferente das outras ligas metálicas e funcional para as mais diversas aplicações.

LATÃO CORTE LIVRE EUROPEU
CARACTERÍSTICAS
Essa liga de latão possui limitada conformabilidade a frio e boa conformabilidade a quente. Apresenta também excelente soldabilidade e boa brasagem.
APLICAÇÃO
A liga tem uma ampla gama de aplicações onde é necessário um excelente desempenho de usinagem, como componentes especiais usinados ou microusinados com ou sem requisitos elétricos, vários conectores, válvulas, rolamentos de haste em engenharia mecânica.
PROPRIEDADES MECÂNICAS
Limite de resistência: 420 - 550 Mpa
Limite de escoamento: 200 - 500 Mpa
Alongamento: 8-32%
Dureza: 95-145 Brinell
PROPRIEDADES FÍSICAS
Densidade: 8,50 g/cm³
Condutibilidade Térmica: 0,29% cal/cms°C Condutibilidade Elétrica: 28% I.A.C.S
Ponto de Fusão: 890°C
Expansão Térmica: 21%

COMPOSIÇÃO QUÍMICA (%)
