AÇO INOXIDÁVEL

AISI 303
APLICAÇÃO
Este aço apresenta alto índice de usinabilidade, sendo amplamente utilizada na fabricação seriada de peças que necessitam de resistência a corrosão e oxidação, tais como parafusos, porcas, pinos, etc.
CARACTERÍSTICAS
Aço cromo-níquel, inoxidável austenítico, não-temperável, não magnético. Possui alto índice de usinabilidade devido a adição de enxofre, que é responsável pela quebra e remoção dos cavacos de usinagem. A adição de enxofre diminui à resistência à corrosão quando comparados aos aços inoxidáveis não ressulfurados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA

DUREZA BRINELL : 180HB
NORMAS DE EQUIVALÊNCIAS


AISI 304 / 304L
APLICAÇÃO
Este aço é amplamente utilizado na fabricação de válvulas, tubos, recipientes, equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para indústrias químicas, petrolíferas, têxteis, de laticínios, frigorífica, de tintas, etc. É indicado para a fabricação de peças que devem resistir ataque de um grande número de substâncias corrosivas, tais como o ácido nítrico, soluções alcalinas, soluções salinas, etc.
CARACTERÍSTICAS
Aço cromo-níquel, inoxidável austenítico, não-temperável, não-magnético. Possui resistência à oxidação até a temperatura de 850 °C, porém a resistência a corrosão intercristalina é garantida até a temperatura de 300 °C. Para evitar-se uma diminuição da resistência à corrosão, deve-se eliminar a carepa formada pelos processos de solda ou conformação a quente. Apresenta boa conformabilidade a frio embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que eleva em função do grau de deformação a frio.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA

DUREZA BRINELL: 180HB
NORMAS DE EQUIVALÊNCIAS


AISI 310
APLICAÇÃO
Este aço é destinado a fabricação de retortas para fornos de tratamentos térmicos, caixas de cementação, componentes de turbinas elétricas, incineradores e peças que exigem alta resistência à corrosão em temperaturas elevadas. É amplamente utilizado no revestimento de caldeiras e fornos na indústrias metalúrgicas, de vidro, de materiais cerâmicos, cimento, etc.
CARACTERÍSTICAS
Aço cromo-níquel, inoxidável austenítico, não magnético, de elevada resistência térmica e tenacidade. Caracteriza-se pela formação de camada superficial de óxidos, que não se desprende durante os ciclos térmicos e que proporciona alta resistência ao ataque de produtos quentes, de produtos de queima, de sais e metais fundidos em temperaturas elevadas. Apresenta boa soldabilidade independentemente do processo utilizado (exceto soldagem a Gás).
COMPOSIÇÃO QUÍMICA

DUREZA BRINELL : 180 HB
NORMAS DE EQUIVALÊNCIAS


AISI 316 / 316L
APLICAÇÃO
Este aço é destinado a fabricação de peças que exigem alta resistência à corrosão, tais como válvulas, tubos, recipientes, equipamentos hospitalares e farmacêuticos, peças para indústria química, petrolífera, têxtil, de laticínios, frigorífica, de tintas, etc. È indicado para utilização em ambientes onde exista o ataque de substâncias corrosivas, tais como ácidos sulfúricos, ácidos sulfurosos, banhos clorados, soluções alcalinas, soluções salinas, etc.
CARACTERÍSTICAS
Aço cromo-níquel molibdênio, inoxidável austenítico, não-magnético. Possui resistência à oxidação até a temperatura de 875 °C, porém a resistência à corrosão intercristalina é garantida até a temperatura de 300 °C. A presença de molibdênio na composição química deste aço, eleva sua resistência mecânica, além de aumentar a resistência ao ataque corrosivo em meios clorados e não oxida. Para evitar-se uma diminuição da resistência à corrosão, deve-se eliminar a carepa formada pelos processos de solda ou conformação quente. Apresenta boa conformabilidade a frio, embora exija maiores esforços de conformação do que os aços não ligados. No estado solubilizado pode apresentar leve magnetismo que se eleva em função do grau de deformação a frio. Apresenta boa soldabilidade independente do processo utilizado (exceto soldagem a Gás). Para partes soldadas, a temperatura máxima de trabalho é de 200 °C. Como forma de evitar-se à corrosão intergranular, deve-se solubilizar os carbonetos precipitados durante a soldagem.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA

DUREZA BRINELL: 180HB
NORMAS DE EQUIVALÊNCIAS


AISI 420
APLICAÇÃO
Este aço é geralmente utilizado na fabricação de peças onde há necessidade de resistência mecânica aliada a ductibilidade e resistência a corrosão, tais como, moldes de injeção de plásticos, instrumentos cirúrgicos e dentários, válvulas para água e vapor, turbinas, engrenagens, eixos, cutelaria, etc.
CARACTERÍSTICAS
Aço ligado ao cromo, inoxidável, martensítico, temperável, magnético. Com boa resistência mecânica até a temperatura de 550 °C, alta resistência à oxidação até a temperatura de 630 °C. No estado temperado e revenido, apresenta maior resistência à corrosão, podendo alcançar dureza de até 50 HRc. Não apresenta boa conformabilidade a frio, sendo necessário um preaquecimento entre 200 e 400 °C e a característica inoxidável pode ser melhorada mediante a utilização de superfícies limpas e polidas, sendo necessário portanto, a remoção da carepa formada nas operações de soldagem, tratamentos térmicos, ou conformação a quente. Deve-se evitar revenimento na faixa de temperatura entre 425 e 525 °C, onde ocorre a fragilização do material. Apresenta baixa soldabilidade. Para a soldagem com arco elétrico manual ou TIG, deve-se pré-aquecer o material entre 300 e 400 °C, com posterior resfriamento lento. Para soldas com metais de adição similar, deve-se efetuar um preaquecimento, com posterior tratamento térmico.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA

DUREZA BRINELL : 230HB
NORMAS DE EQUIVALÊNCIAS


AISI 420 - REGULAR C
APLICAÇÃO
Este aço é amplamente utilizado na fabricação de moldes para a injeção de plásticos ou polímeros, onde há necessidade de resistência à corrosão ou abrasão. Substitui com vantagem o aço P20, principalmente em moldes de grande porte, em face da alta dureza superficial que pode ser obtida no tratamento térmico.
CARACTERÍSTICAS
Aço ligado ao cromo, inoxidável, martensítico, temperável, magnético, com boa resistência mecânica até a temperatura de 550 °C, e resistência à oxidação até a temperatura de 630 °C. No estado temperado e revenido, apresenta maior resistência à corrosão, podendo alcançar dureza de até 50 HRc. Não apresenta boa conformabilidade a frio, sendo necessário portanto, a remoção de carepa formadas nas operações de soldagem, tratamentos térmicos, ou conformação a quente. Deve-se evitar revenimento na faixa de temperatura entre 425 °C e 525 °C, onde ocorre a fragilização do material. Apresenta baixa soldabilidade. Para a soldagem com arco elétrico manual ou TIG, deve-se preaquecer o material entre 300 e 400 °C e posterior resfriamento lento. Para soldas com metais de adição similar, deve-se afetuar um preaquecimento, com posterior tratamento térmico.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA

DUREZA BRINELL : 230HB
NORMAS DE EQUIVALÊNCIAS

